sub_topo_voltar_banda_mirim

No Dia da Criança, o Sesc Consolação apresenta Banda Mirim com convidados especiais

 No dia 12 de outubro, Dia da Criança, a Banda Mirim apresenta o show inédito Banda Mirim Canta Buda, no Ginásio Vermelho do Sesc Consolação, às 16h, com ingresso gratuito. A apresentação conta com a participação especial de Chico César, Anelis Assumpção, Arícia Mess, além da performance Cosmic Dance, com Thiago Amaral.

O show marca também o lançamento do segundo número da Revista Banda Mirim, que conta detalhes da nova pesquisa do grupo e que será distribuída gratuitamente. Antes da apresentação, haverá ainda a exibição do documentário que mostra poeticamente a experiência desse processo.

O setlist é variado, mesclando músicas próprias da banda como Felizardo, Cada Dia É Um Presente, Vai Encarar e Estátua com algumas releituras como Fico Assim Sem Você (de Claudinho e Bochecha) e Amor em Ode ao Sol (de Cristiano Karnas e Luís Miranda), além de dividir canções com os convidados em Mama África e Nenén, com Chico César; Super Legal e Dança do Coração, com Arícia Mess e Eu Gosto Assim, com Anelis Assumpção.

O show é resultado de uma pesquisa do grupo, que vai dar origem a um novo espetáculo baseado nas aventuras do príncipe Sidarta Gautama, o Buda. Na Índia antiga, o príncipe Sidarta abandonou os prazeres de seu palácio para compreender o sofrimento do mundo real. Alcançando assim, a iluminação do espírito e tornando-se o Buda.

O roteiro foi criado a partir das experiências do grupo no processo de pesquisa. Durante 13 meses, com o apoio da Lei Municipal de Fomento ao Teatro, a Banda Mirim visitou abrigos de crianças em situação de risco, casas para idosos carentes, centros de acolhida para a população de rua e refugiados, colhendo sensações e buscando sonoridades, num processo de troca.

“A gente ouvia histórias de vida dos acolhidos, convivia durante o lanche, apresentava um pequeno show, com músicas que iam variando conforme as visitas. As pessoas pediam algumas canções, outras a banda sentia necessidade de tocar. Assim, músicas de outros compositores foram incorporadas, fazendo pontes com a história mítica do Buda”, conta o diretor Marcelo Romagnoli.

Trata-se de uma ampla investigação de linguagem, com a pesquisa e coleta de histórias reais de abandono em equipamentos sociais – abrigos e casas de acolhida – geridos pela Prefeitura do Município, seguindo orientações da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

A Banda Mirim é um grupo com características singulares dentro do teatro e da música que se cria para crianças e jovens. “Passamos agora por um período de reformulação, em busca de novos caminhos e novos meios de produção. Estamos tentando criar paralelos entre a história de Buda, o menino que abandonou toda a riqueza do mundo temporal e partiu em busca da riqueza interior. A personagem é atual, com suas mazelas e seus problemas sociais. Nossa abordagem sobre esta história só faz sentido se traduzir a responsabilidade social com a infância e juventude de hoje”, ressalta o diretor.

Link música Vai Encarar (Tata Fernandes)- https://soundcloud.com/user-714496886/vai-encarar-tata-fernandes

Sobre a Banda Mirim

Coletivo de 14 artistas, a Banda Mirim vem se destacando, desde 2004, no cenário nacional de espetáculos para crianças e jovens, com musicais combinando linguagens de teatro, música e circo.

Recebeu 21 prêmios e contabiliza aproximadamente 180.000 espectadores, 850 apresentações, quatro CDs, três livros, quatro DVDs, dois especiais para televisão, duas revistas, uma série em jornal e algumas Mostras de Repertório. Seu trabalho inclui os musicais Felizardo (2004), O Menino Teresa (2007), Sapecado (2008), Espoleta (2010), Rádio Show (2011), A Criança Mais Velha Do Mundo (2011), O Fantasma Do Som (2013) e Festa (2014).

Em 2014 receberam o Grande Prêmio da Crítica pela trajetória dos 10 anos da APCA na categoria Infantil e o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura. Seus recentes CDs – Primeira Cartilha e Segunda Cartilha – concorreram ao 26º Prêmio da Música Brasileira 2014 na Categoria Álbum Infantil.

Desde 2015 realizam o projeto Buda – Cadernos de Pesquisa, aprovado na 26ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, com pesquisa voltada para a criação de uma nova montagem, que tem a figura de Buda – ainda jovem – como inspirador.

Ficha Técnica:

Direção: Marcelo Romagnoli. Músicas e direção musical: Tata Fernandes. Elenco: Claudia Missura, Tata Fernandes, Simone Julian, Nina Blauth, Nô Stopa, Foquinha, Olívio Filho, Lelena Anhaia,
Edu Mantovani e Alexandre Faria. Ambientação cenográfica e desenho de luz: Marisa Bentivegna. Figurinos: Thiago Amaral. Produção executiva: Andrea Pedro. Assistente de produção. Bianca Muniz. Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de São Paulo.

Serviço:

Show infantil BANDA MIRIM CANTA BUDADia 12 de outubro, quarta-feira, às 16h.

Duração: 80 minutos. Classificação etária: Livre. Ingresso: Grátis (retirada de ingresso com 1 hora de antecedência). Capacidade: 500 lugares.

SESC CONSOLAÇÃO – Rua Dr Vila Nova, 245. Tel: (11) 3234-3000.

Assessoria de imprensa BANDA MIRIM

Adriana Balsanelli

Fone: 11 99245 4138

imprensa@adrianabalsanelli.com.br

Assessoria de imprensa SESC CONSOLAÇÃO

Marina Reis – marinareis@consolacao.sescsp.org.br  – 3234-3043

Mônica Amorim – monicaamorim@consolacao.sescsp.org.br – 3234-3011