sub_topo_voltar_nucleo_de_dramaturgia

8º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council traz Tim Crouch, Pedro Brício, Leandro Karnal, Imara Reis, Marcelo Lazzaratto, Marici Salomão e outros convidados para programação inspirada em Shakespeare

 Link para fotos http://migre.me/vcrno

 Em sua 8ª edição, o Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council acontece de 17 de outubro a 1º de novembro, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, em São Paulo. Vencedor do 28º Prêmio Shell de Teatro, na Categoria Inovação, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council tem coordenação da jornalista e dramaturga Marici Salomão e assistência do diretor e dramaturgo César Baptista.

O tema desta edição é Dramaturgia e Relações de Poder, uma referência para reflexão sobre os novos modos de produção teatral e aos 400 anos da morte de William Shakespeare. A programação envolve performance, bate-papo, oficina, mesa-redonda, além de leitura de texto em processo do Núcleo de Dramaturgia. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A programação do 8º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council reúne atores, dramaturgos, filósofos pensando não apenas a obra de Shakespeare, mas os temas que nos ajudam a pensar o mundo contemporâneo.

“A cada ciclo, tentamos pensar a dramaturgia, por meio de atravessamentos temáticos. Desta vez, queríamos muito reler alguns aspectos da obra de Shakespeare, por ocasião dos 400 anos de sua morte. Esse ícone coloca no centro de sua dramaturgia as relações de poder e tudo o que deriva desse macro tema: ambição, traição, farsa, luta, hipocrisia. Nada mais atual que a discussão desses assuntos. É o maior dramaturgo ocidental de todos os tempos, antecipou os principais temas da era moderna e da contemporânea”, conta Marici Salomão.

Durante a trajetória do projeto, além do 28º Prêmio Shell de Teatro, na Categoria Inovação, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council proporcionou a formação de novos nomes atuantes na dramaturgia brasileira como Zen Salles (Autor de peças como Agridoce, Jet Lag, On $ALE, Tadzio), Ricardo Inhan (escreveu O Tempo das Coisas, Mormaço, além de dirigir e escrever roteiro de vídeos), entre outros.

A programação

O dramaturgo, diretor e ator britânico, Tim Crouch abre a programação no dia 17 de outubro, às 20h. Ao lado do também dramaturgo, diretor e ator Pedro Brício, falam sobre o tema Meu Reino por Shakespeare! Tim Crouch é conhecido no Brasil pelos espetáculos Eu, Malvolio (2014), inspirado na peça Noite dos Reis, de William Shakespeare, e Inglaterra (2013). Pedro Brício integrou o elenco da montagem brasileira de Inglaterra.

Na noite seguinte, 18 de outubro, às 20h, Tim Crouch apresenta a performance Eu, Malvolio em que coloca como protagonista o mordomo humilhado da obra Noite dos Reis, comédia de Shakespeare. O personagem secundário da obra do bardo, Malvolio, ganha destaque ao revisitar sua vida cheia de assédio moral e enganos. A peça é interpretada em inglês com legendas em português.

O britânico ainda ministra a masterclass A Tirania da Grandeza, dia 19 de outubro, das 14h30 às 16h. Crouch propõe olhar o mundo sob a perspectiva dos personagens secundários, das pessoas sem poder, das vozes não ouvidas. Usando Júlio César e a própria obra Shakespeariana como uma referência, Tim vai explorar diversas abordagens para libertar Shakespeare de sua reputação como uma grande figura literária e resgatar sua força como um poeta vivo nos dias de hoje. O curso combina exercícios práticos de escrita com exemplos e técnicas a serem aplicadas. As inscrições acontecem até o dia 2 de outubro pelo site www.sesisp.org.br/dramaturgia.

O professor de história Leandro Karnal fará a palestra Shakespeare, o Indivíduo, a Noz e Nós, dia 24 de outubro, às 20h, com transmissão ao vivo on-line. Karnal abordará as questões relacionadas aos campos e limites do individualismo moderno.

De 25 a 28 de outubro, das 18h às 22h, a dramaturga e coordenadora do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, Marici Salomão, ministra a oficina Mulheres de Shakespeare. A partir de um estudo de personagens shakespearianas femininas – das cativas às emancipadas como, por um lado, Ofélia e outro, Julieta –, a oficina convida à reflexão e à escrita, possibilitando a criação de pontes entre as mulheres de Shakespeare na época renascentista e a mulher de hoje, no teatro. Serão feitos exercícios e desenvolvidas cenas e/ou micropeças narrando personagens femininas contemporâneas. As inscrições acontecem até o dia 2 de outubro pelo site www.sesisp.org.br/dramaturgia.

Pela primeira vez, abrindo o processo de desenvolvimento de texto para o público, no dia 31 de outubro, às 20h, a 8ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, apresentará um work in progress com leitura de cenas comentadas da peça Ofélia Emparedada, de Erica Montanheiro com direção de César Baptista.

Encerrando a programação no dia 1º de novembro, às 20h, a atriz Imara Reis e o diretor Marcelo Lazzaratto participam de uma mesa-redonda sobre Dramaturgia e Relações de Poder com mediação de César Baptista.

As reservas para os bate-papos e mesa-redonda, e performance com Tim Crouch serão feitas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi, a partir de 10 de outubro.

Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council

O Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council foi lançado em 2007, a partir de uma parceria estabelecida entre as instituições com o objetivo de descobrir novos dramaturgos e desenvolver suas habilidades na escrita.

O projeto estimula a invenção e descoberta de novos paradigmas para a criação de dramaturgias que expressem diferentes visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas, livres dos padrões do teatro tradicional e comercial.

Inspirados nessa prática pedagógica, foram criados o Núcleo de Dramaturgia SESI-Teatro Guaíra, no Paraná, em 2009, e o Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural, no Rio de Janeiro, em 2014, comprovando a capacidade de replicação de boas práticas em outros centros importantes de produção teatral.

Site: http://www.sesisp.org.br/cultura/nucleo-de-dramaturgia/programacao

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.  Informações: www.britishcouncil.org.br.

SESI-SP Cultura

Há mais de 60 anos, o SESI-SP fomenta e difunde manifestações artísticas em diversas linguagens, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos industriários e da comunidade. Na capital e em todo o Estado de São Paulo, o Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso e os 54 centros de atividades culturais da instituição atendem cerca de 2,5 milhões de pessoas anualmente, com ações educativas e ampla programação gratuita composta por espetáculos teatrais, musicais e de dança; encontros literários; mostras de cinema e exposições. 

Programação 8º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council

8ª Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council

Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso

Av. Paulista, 1313, São Paulo/SP.

Abertura

Meu Reino por Shakespeare!

Segunda-feira, dia 17 de outubro, às 20h – Espaço: Teatro do SESI-SP.

Encontro de abertura com o dramaturgo britânico Tim Crouch e o brasileiro Pedro Brício.

Reservas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi, a partir de 10 de outubro.

Capacidade: 456 lugares

 

Monólogo teatral

Eu, Malvolio

Terça-feira, dia 18 de outubro, às 20h – Espaço: Mezanino do SESI-SP.

Monólogo com o britânico Tim Crouch.

Reservas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi, a partir de 10 de outubro.

Capacidade: 50 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação etária: 12 anos

Masterclass

A Tirania da Grandeza com o britânico Tim Crouch.

Quarta-feira, dia 19 de outubro, às 14h30 – Espaço: Mezanino do SESI-SP.

As inscrições até o dia 2 de outubro pelo site www.sesisp.org.br/dramaturgia.

Capacidade: 50 lugares

Palestra

Shakespeare, o Indivíduo, a Noz e Nós com Leandro Karnal.

Segunda-feira, dia 24 de outubro, às 20h – Espaço: Teatro do SESI-SP.

*Evento com transmissão ao vivo pelo site www.sesisp.org.br/trasmissao-online

Reservas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi, a partir de 10 de outubro.

Capacidade: 456 lugares

Oficina

Mulheres de Shakespeare com Marici Salomão.

De 25 a 28 de outubro, das 18h às 22h – Espaço: Sala de Ensaio.

As inscrições acontecem até o dia 2 de outubro pelo site www.sesisp.org.br/dramaturgia.

Capacidade: 18 vagas

Leitura de texto

Ofélia Emparedada

Segunda-feira, dia 31 de outubro, às 20h – Espaço: Mezanino do SESI-SP.

Work in progress com texto de Erica Montanheiro e direção de César Baptista, e no elenco atores convidados da 8ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council.

Reservas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi, a partir de 10 de outubro.

Capacidade: 50 lugares

Duração: 90 minutos

Classificação: livre

Mesa-redonda

Dramaturgia e Relações de Poder com a atriz Imara Reis e o diretor Marcelo Lazzaratto. Mediação de César Baptista.

Terça-feira, dia 1º de novembro, às 20h – Espaço: Mezanino do SESI-SP.

Reservas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi, a partir de 10 de outubro.

Capacidade: 50 lugares

Assessoria de imprensa 8º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council

Adriana Balsanelli – (11) 99245 4138

imprensa@adrianabalsanelli.com.br

Renato Fernandes – (11) 97286 6703

renato.fernandesgon@gmail.com

Assessoria de imprensa FIESP/SESI

Raisa Scandovieri – (11) 3549-4846

raisa.scandovieri@fiesp.com.br