Casa de Brinquedos
Chega a São Paulo o musical infantil Casa de Brinquedos inspirado no famoso CD homônimo de Toquinho
Com texto e direção de Carla Candiotto, o musical infantil traz nove canções do álbum original interpretadas ao vivo pelos atores. Espetáculo estreia dia 14 de setembro no Teatro Frei Caneca
O famoso CD Casa de Brinquedos, com canções de Toquinho e Mutinho, ganha uma versão teatral com texto e direção de Carla Candiotto. Depois de passar por várias cidades brasileiras, o musical infantil tem sua estreia em São Paulo no dia 14 de setembro no Teatro Frei Caneca, onde segue em cartaz até 27 de outubro, com sessões aos sábados às 16, e aos domingos, às 15h.
O espetáculo tem direção musical e arranjos de Daniel Tauszig, cenário e figurino de Kleber Montanheiro, iluminação de Wagner Freire, direção de movimento de Fabricio Licursi, direção de produção de Marlene Salgado, idealização e produção de Raul Leite. O elenco tem Bel Nobre, Caio Merseguel, Carolina Rocha, Pedro Arrais, Eduardo Leão, Flávia Strongolli, Gabriel Ebling e Adriano Tunes.
Lançado em 1983, o álbum Casa de Brinquedos reúne canções sobre brinquedos que ganham vida própria por meio das vozes de Toquinho e outros grandes intérpretes da música brasileira, como Simone, Tom Zé, Chico Buarque, Paulinho Boca de Cantor, Carlinhos Vergueiro, Baby Consuelo, Cláudio Nucci e Roupa Nova.
O musical costura dramaturgia e música, trazendo nove das onze canções do álbum original interpretadas ao vivo pelos atores, incluindo os sucessos O Caderno, A Bailarina, O Robô̂ e Aquarela. A trama explora as singularidades de uma turma de brinquedos que busca reviver um passado repleto de brincadeiras e momentos felizes.
A história apresenta um adulto que tem no lucro seu único objetivo de vida. Planeja ganhar muito dinheiro com a construção de um grande empreendimento comercial, mesmo que tenha que demolir tudo em sua volta. É quando surge em seu caminho uma Casa de Brinquedos, habitada pelos saudosos e divertidos brinquedos de seu passado de criança. Após inúmeras aventuras e confusões, os brinquedos entendem que o inquieto menino se tornou um “adulto” insensível e, por fim, desistem de tentar convencê-lo a não destruir tudo. Resolvem então partir, mas antes entregam um caderno que traz as recordações de quem um dia foi um inventivo menino. Com isso, o nosso adulto percebe que a criança que existe em cada um de nós jamais pode ser esquecida.
“É a história de um adulto que perde o prazer de viver e só pensa em ganhar dinheiro. Quando se lembra de seu passado e se conecta com sua infância, muda a sua forma de ver o mundo. Toda essa metáfora fala sobre a memória dos brinquedos da nossa infância. Somos feitos de nosso passado”, explica a diretora e autora Carla Candiotto.
Poético e atual, o texto dá suporte para o estilo característico de Carla Candiotto nos palcos, apresentando diálogos ágeis, movimentos precisos e dinâmicas que exploram a magia e humor do universo musical, componentes que possibilitam uma fácil identificação das crianças
Toquinho para crianças
É vasta e importante a obra de Toquinho dedicada às crianças. Os trabalhos do violonista, cantor e compositor voltados ao público infantil foram criados a partir da década de 1980, quando Vinicius de Moraes pediu ao parceiro que musicasse seus poemas do livro Arca de Noé. Resultaram desse processo os discos Arca de Noé 1 e Arca de Noé 2, lançados pela gravadora Ariola, em 1980 e 1981, respectivamente. Casa de Brinquedos veio em 1983.
Ficha técnica:
Músicas: Toquinho e Mutinho. Concepção do projeto: Toquinho e Raul Leite. Texto e direção: Carla Candiotto. Elenco: Bel Nobre (bailarina), Caio Merseguel (Robô), Carolina Rocha (Bola), Pedro Arrais (Dudu), Eduardo Leão (Urso), Flávia Strongolli (Bicicleta), Gabriel Ebling e Adriano Tunes (Macaco). Direção musical e arranjos: Daniel Tauszig. Cenografia, figurino e adereços: Kleber Montanheiro. Direção de movimento: Fabricio Licursi. Iluminação: Wagner Freire. Visagismo: Igor Miranda. Assistência de direção: Aline Moreno. Cenotecnia: Casa Malagueta. Coordenação de Cenotecnia: Alício Silva. Design gráfico: Adriana Komura. Fotos: Priscila Prade. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Mídias digitais: Gigi Prade. Administração: Vânia Neder. Produção Executiva: Mariana Machado. Direção de produção: Marlene Salgado. Coordenação geral: Raul Leite. Realização: Script Produções.
Serviço:
CASA DE BRINQUEDOS – Estreia dia 14 de setembro no Teatro Frei Caneca
Duração: 60 minutos. Classificação: livre. Ingressos: A partir de R$40 (meia) a R$80 (inteira).
Temporada: De 14 setembro a 27 de outubro. Sábados às 16h e domingo às 15h.
TEATRO SHOPPING FREI CANECA – Shopping Frei Caneca, R. Frei Caneca, 569, 7º Andar – Consolação, São Paulo. Bilheteria: de terça a domingo, das 13h até o início do espetáculo. Capacidade: 600 lugares.
Informações: (11) 3472-2229, (11) 3472-2230 ou (11) 3472-2226.
Informações para imprensa:
Adriana Balsanelli
Fone: 11 99245 4138
imprensa@adrianabalsanelli.com.br
Renato Fernandes
11 97286-6703 renato.fernandesgon@gmail.com