Antígona Terceirizada

Versão cinematográfica da peça Antígona Terceirizada cria diálogo entre a tragédia de Sófocles e os tempos atuais

Com dramaturgia de Victor Nóvoa, espetáculo é protagonizado por Denise Assunção, dirigido por Aysha Nascimento, Georgette Fadel e Karen Menatti e tem trilha sonora original de André Abujamra

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Livremente inspirada na tragédia grega de Sófocles, a peça Antígona Terceirizada, com dramaturgia de Victor Nóvoa, estreia a partir de uma versão cinematográfica, transmitida pelo canal do CCSP – Centro Cultural São Paulo no YouTube, entre 15 de novembro e 4 de dezembro, sempre às 19h. O trabalho tem direção compartilhada por Aysha Nascimento, Georgette Fadel e Karen Menatti etrilha sonora original de André Abujamra. Oelenco do espetáculo é composto por Denise Assunção, Éder dos Anjos, Nilcéia Vicente, Alba Brito e Luís Mármora, que idealizou a montagem ao lado de Nóvoa.

A obra dialoga com a tragédia original de Sófocles para propor uma reflexão ácida sobre os tempos sombrios atravessados pelo Brasil diante da pandemia de Covid-19; a ausência do direito ao luto e a falta de dignidade nos processos de morte enfrentados pela população pobre; os processos de exclusão racial, social e de gênero; o avanço da necropolítica, que não está submetida a nenhuma ética; e a polarização política da sociedade.

Na tragédia original de Sófocles, Antígona confronta o rei Creonte ao tentar enterrar apropriadamente o irmão Polinice, morto na disputa contra seu outro irmão, Etéocles, pelo trono de Tebas. O monarca – e tio de todos – sepultou Etéocles e proibiu que enterrassem o outro. Para os gregos, os rituais fúnebres tinham extrema importância para que as almas dos mortos fossem encaminhadas devidamente ao mundo dos mortos.

Já na dramaturgia de Victor Nóvoa, Antígona é uma mulher negra que não tem direito à aposentadoria e é obrigada a trabalhar em uma empresa que terceiriza serviços gerais. Diante da pandemia que já matou milhares de pessoas em seu país, ela se opõe às leis do Estado – representadas pela figura de Creonte – para tentar enterrar sua filha, que morreu infectada pelo vírus causador de uma das maiores tragédias humanas de todos os tempos. A dramaturgia de Nóvoa foi profundamente debatida coletivamente, o que fez com que o texto inicial se alterasse durante o processo de criação e dialogasse com a urgência de todas/os artistas presentes nesse trabalho.

E não há pessoa melhor para dar corpo a essa protagonista do que a veterana atriz Denise Assunção. “A experiência dela faz com que tenhamos uma força trágica no trabalho para que possamos extrapolar o drama e a questão individual. Ela traz a dimensão mais profunda da dor, do embate. Sem essa potência e experiência, não conseguiríamos atingir isso que é tão necessário para essa dramaturgia”, comenta Georgette Fadel.

Ao contrário da tragédia de Sófocles, que tem apenas um coro, o Antígona Terceirizada tem esse elemento dividido em dois. “Temos um coro de seguidores de Creonte no Twitter, que repete tudo o que ele diz e outro que apoia Antígona. A proposta é justamente mostrar como está dividida a nossa sociedade e as opiniões opostas, que são repetidas à exaustão. Queremos retratar a enorme tragédia pela qual o mundo passa e toda a solidão e cegueira de se caminhar em direção ao abismo com a cabeça erguida”, revela a encenadora.

Direção compartilhada

A encenação de Antígona Terceirizada assume a linguagem em vídeo que o grupo escolheu chamar de teatro filmado ou versão cinematográfica da peça. Embora tenha elementos do cinema, como a composição das cenas e a adoção dos diferentes pontos de vista de várias câmeras, o trabalho preserva elementos fortes do teatro – os atores, por exemplo, jogam e contracenam com essas câmeras.

 “É difícil encaixar o trabalho em nomenclaturas. O que buscamos foi uma atuação não-realista, exceto em alguns momentos. A peça traz um desenho trágico e as personagens representam essas forças que atuam na sociedade – as classes sociais, a cor de pele. O gestual, o desenho e essa câmera vão buscar o traço não realista e sintético, no qual o desenvolvimento não é psicológico”, explica a codiretora.

Fadel ainda conta que, durante o processo criativo, o grupo mergulhou profundamente no estudo da tragédia grega, nos textos de estudiosos sobre essa obra e na discussão do texto de Victor Nóvoa. “Tem outra obra que nos debruçamos para pensar o diálogo com o cinema que foi o filme Medeia (1988), de Lars von Trier. A obra trouxe algumas questões importantes, como os tempos e os planos. Isso abriu muito a nossa perspectiva dentro da obra”, acrescenta a codiretora Aysha Nascimento.

Já a experiência da direção compartilhada foi bastante rica. “Esse lugar de dividir o pensamento é muito importante para o teatro coletivo. E ter três mulheres muito diferentes, mas ao mesmo tempo muito próximas em seu fazer teatral, na linha de frente foi muito importante. A direção infelizmente ainda é um lugar muito hierarquizado dentro dos grupos e poder dividir isso com pessoas que pensam diferente de você é muito rico. O projeto foi muito importante para que pudéssemos crescer e entender as novas formas de fazer artes cênicas. É um projeto muito visceral”, completa Nascimento.

“Houve uma escuta muito atenta, fina e generosa de todas as pessoas que fizeram parte da composição. Nós da direção, todo o elenco e o próprio Victor Nóvoa debatíamos muitas vezes cada ponto e íamos construindo pequenas mudanças e trajetórias na dramaturgia. E, sobre trabalhar com essas duas artistas que eu tanto admiro e acompanho em suas trajetórias individuais, foi um deleite.  Conseguimos que todas tivessem suas vozes representadas ali. E eu acho que politicamente isso é muito importante”, reforça Karen Menatti.

Sobre Victor Nóvoa

Victor Nóvoa é formado como ator pela ECA/USP e mestre em artes cênicas pela UNESP. Desde 2011, trabalha coletivo teatral A Digna como dramaturgo e produtor. Seus textos foram montados por diretores de destaque da cena nacional: Aysha Nascimento, Carla Candiotto, Domingos Montagner, Eliana Monteiro, Luis Fernando Marques (Lubi), Kiko Marques, Paulo Fabiano, Rogério Tarifa e Verônica Veloso. Em 2012, ganhou o concurso Dramaturgias Urgentes do Centro Cultural Banco do Brasil.

Publicou três textos teatrais: Estilhaços de janela fervem no céu da minha boca (2019), Condomínio Nova Era (2014) e Verniz náutico para tufos de cabelo   2016), sendo que por esse último texto recebeu o V Prêmio Aplauso Brasil de melhor dramaturgia. Foi coordenador de artes cênicas da Universidade Nove de julho por nove anos e é professor tutor de Roteiro para Cinema, TV e Games na EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia.

Sobre Georgette Fadel

Diretora e atriz de formação acadêmica (escola de arte dramática e departamento de comunicação e artes da USP), participa da fundação de grupos como Cia do Latão, Núcleo Bartolomeu de depoimentos e Cia São Jorge de Variedades, para a qual dirigiu e atuou em diversos espetáculos marcantes do movimento estético da virada do século como O nome do Sujeito, Bartolomeu que será que nele deu, Biedermann e os incendiários, As Bastianas, Barafonda, Quem não sabe mais quem é, o que é onde está, precisa se mexer. Dirigiu mais recentemente com a Mundana Cia e Camila Pitanga, com a Probastica Cia e vários outros artistas espetáculos que além do eixo Rio-São Paulo ganharam também palcos internacionais. Como atriz, foi dirigida por Cristiane Paoli Quito, Tiche Viana, Francisco Medeiros, Cibele Forjaz, Frank Castorf e Felipe Hirsch.

Sobre Aysha Nascimento

Atriz, dançarina, professora e diretora de teatro, formada pela Escola Livre de Teatro de Santo André (2007) e licenciada e bacharelada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi (2018). Integrante fundadora da companhia de Teatro de Rua Cia. Dos Inventivos (2005). Integrante fundadora do grupo de Teatro Negro Coletivo Negro (2008). Integra como intérprete criadora desde 2016 a companhia de Dança Negra contemporânea – Cia. Sansacroma, fundada em 2002. Integra como intérprete-criadora o espetáculo AJEUM do Núcleo Ajeum. Diretora do espetáculo VULCÂNICAS, da Cia Vulcânicas (2019) e Fuzarca dos descalços, com texto de Victor Nóvoa. Atualmente atua no Gota d’água {Preta}, com direção e concepção de Jé Oliveira (2019).

Sobre Karen Menatti

Atriz e cantora formada pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, estuda filosofia no Centro Universitário Claretiano. Com o Grupo Ventoforte, desenvolveu o trabalho como atriz, ministrando oficinas, e como assistente de direção, participando do repertório e da criação de novos espetáculos, desde 2004 até 2016.

Na Cia do Tijolo, desde a sua fundação em 2008, está na criação de todo o repertório. Concerto de Ispinho e Fulô representou o Brasil no Festival Assitej 2011, na Dinamarca, e recebeu o Prêmio Shell de Música e Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro por Projeto Sonoro.  E Cantata Para um Bastidor de Utopias recebeu os mesmos prêmios, incluindo de melhor Cenário. O mais recente trabalho é a peça O Avesso do Claustro. Em 2014, participou da peça Condomínio Nova Era, de Victor Nóvoa, com direção de Rogério Tarifa. Em 2016, também atuou na peça Ópera Urbe – Peste Contemporânea, do autor e compositor Carlos Zimbher e direção de Rogério Tarifa assim como no show que leva o mesmo nome.

Trabalhou como diretora do espetáculo da Cia Coletivo dos Anjos, Sobre Meninos e Pipas, com início em 2017. Participa da 2ª,3ª e 4ªTemporada de PSI, para HBO. Em 2017, lançou seu primeiro livro Quintal de Miudezas, pela editora Lamparina Luminosa. Em 2019, foi orientadora no XV Festival Nacional de Teatro de Limeira e na 61ª edição do FESTA-Santos.

Ficha Técnica:

Concepção e Idealização: Victor Nóvoa e Luís Mármora. Direção: Aysha Nascimento, Georgette Fadel e Karen Menatti. Dramaturgia: Victor Nóvoa (com interferência poética do coletivo). Elenco: Denise Assunção, Luís Mármora, Nilcéia Vicente, Éder dos Anjos e Alba Brito. Participações especiais (vídeos e áudios): Catarina Milani e Karen Menatti. Direção de Produção: Catarina Milani. Direção de Arte: Eliseu Weide. Designer de Luz: Aline Santini e Clara Caramez. Trilha Sonora Original: André Abujamra. Direção Audiovisual e Montagem: Julia Rufino. Desenho de Som e Mixagem: Ivan Garro. Video Mapping: Rafael Drodro. Operação de Luz: Clara Caramez Captação de Som Direto: Gabriel Piotto. Assistência de Produção: Paula Praia. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. Contrarregragem: Bruno Maldegan. Imagens de Drone: Anali Dupré. Técnico de Transmissão: Leandro Simões Wanderley. Design e Comunicação: Cuíca Comunicação e Design. Registro Fotográfico e Making Off: Jamil Kubruk. Composição em Parceria Música “Ouça”: Victor Nóvoa, Alba Brito e André Abujamra. Produção e Realização: Marmorhaus Produções

“Este projeto foi contemplado pela 12a Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura”.

Serviço

Filme Espetáculo – ANTÍGONA TERCEIRIZADA

De 15 de novembro a 4 de dezembro, todos os dias, às 19h

Transmissão: YouTube do CCSP – Centro Cultural São Paulo

Acesse aqui para acessar o link: linktr.ee/antigonaterceirizada

Duração: 70 minutos.

Classificação: 14 anos.

Ingressos: Gratuito.

Todas as sessões possuem tradução em libras

Informações para imprensa

Adriana Balsanelli

Telefone 11 99245 4138

imprensa@adrianabalsanelli.com.br