Banda Mirim 15 Anos
Banda Mirim completa 15 anos de teatro e música no Sesc Avenida Paulista
Programação conta com espetáculos, leituras encenadas de peças com música ao vivo e oficina de práticas de criação
Entre 9 de novembro e 29 de dezembro, a Banda Mirim celebra sua trajetória de 15 anos com repertório de espetáculos, leituras encenadas e workshop no Sesc Avenida Paulista.
O musical infantil Felizardo (2004), com pitadas de teatro e circo, abre a programação de espetáculos com apresentações nos dias 9, 10, 15, 16 e 17 de novembro. A peça narra a saga de Aurora, uma menina esperta de seis anos, e de seu amigo imaginário Felizardo. Juntos, eles partem para uma aventura heroica: vão para o reino da natureza e do folclore, onde não existe tempo nem idade.
Já em Festa(2014),o público acompanha o aniversário de Margarida, pontuado pela passagem do tempo e pela delícia dos encontros. Todos os convidados se reúnem em volta de um grande bolo para celebrar a alegria de uma infância que não se apaga nunca. São duas apresentações no dia 20 de novembro, às 11h e 16h.
Outra atração é Buda (2017), nos dias 7, 8, 14 e 15 de dezembro, que conta a história mítica do príncipe Sidarta, que alcançou a iluminação e tornou-se Buda há 2.500 anos. Resultado de três anos de pesquisa, o musical trata com humor e leveza o despertar para o outro, a superação do pensamento e a busca pelo autoconhecimento.
A programação conta, ainda, com leituras encenadas com música ao vivo de quatro peças do repertório da Banda Mirim. Dia 23 de novembro, tem o musical caipira Sapecado (2008), que retrata a cultura regional, as festas populares, lendas e costumes de vários lugares no interior do Brasil. A fábula musical A Criança Mais Velha do Mundo (2011) tem leitura dia 24 de novembro, apresentando várias dimensões do tempo para contar a viagem da menina Magnólia e seu pai rumo ao aniversário de uma prima e a história de uma senhora que está se arrumando para a festa de 90 anos de sua melhor amiga.
Com referências do circo-teatro e da Commedia Dell’Arte, dia 30 de novembro, é a vez da ópera infantojuvenil Espoleta (2010) que conta as confusões de um criado que promete ao patrão uma ópera em seu castelo, mas, para economizar, contrata um circo-teatro para a apresentação. Dia 1º de dezembro tem leitura da peça O Fantasma do Som (2013),uma comédia musical radiofônica, que brinca com as variedades do som para narrar a história do fantasma de Janete Azambuja, que ainda vive no estúdio de seu pai e acompanha a gravação da radionovela que vai salvar a emissora da falência.
Para o público adulto, arte-educadores e interessados no universo pedagógico infantil, o projeto traz a oficina Práticas de Criação da Banda Mirim, com encontros nos dias 15, 22 e 29 de dezembro, das 14h às 17h. A oficina, por meio de atividades de difusão e trocas de experiência, visa colaborar com a capacitação e formação dos participantes. Os artistas apresentam as práticas e didáticas do grupo e a criação na linguagem de teatro e música.
Para o diretor Marcelo Romagnoli, “o público poderá perceber as marcas destes 15 anos de desenvolvimento e descoberta de uma linguagem, que une música e teatro na criação de espetáculos musicais originais, pautados pela busca de um pensamento artístico que tem a infância como matéria, mas que dialoga com todas as faixas etárias.”
Sobre a Banda Mirim
A Banda Mirim cria espetáculos que mesclam teatro, música e circo para crianças e jovens. O coletivo é formado por Alexandre Faria, Andrea Pedro, Cláudia Missura, Edu Mantovani, Lelena Anhaia, Marcelo Romagnoli, Marisa Bentivegna, Nina Blauth, Nô Stopa, Olivio Filho, Simone Julian e Tata Fernandes.
Em seus 15 anos, recebeu 28 prêmios e contabiliza cerca de 200 mil espectadores, quatro CDs, três livros, quatro DVDs, três especiais para televisão, duas revistas, uma série em jornal e quatro Mostras de Repertório. Sua trajetória conta com os musicais Felizardo (2004); O Menino Teresa (2007); Sapecado (2008); Espoleta (2010); Rádio Show (2011); A Criança Mais Velha do Mundo (2011), O Fantasma do Som (2013), Festa (2014) e Buda (2017).
Entre os prêmios recebidos, estão cinco troféus da APCA, quatro da FEMSA, um Prêmio Governador do Estado de São Paulo e um da Cooperativa Paulista de Teatro.
Confira abaixo a programação completa:
APRESENTAÇÕES
FELIZARDO (2004)
Dias 9, 10, 15 16 e 17/11, sábados e domingos às 11h
Sessão extra: 15/11, sexta-feira, 16h.
Musical infantil com pitadas circenses e teatrais que passeia pelos caminhos da infância, desde o nascimento, o acordar para o mundo, até o encontro com as primeiras escolhas e responsabilidades. Ora pela ótica de uma menina, ora pela de um menino, narra a saga de Aurora – uma menina esperta de 6 anos – e de seu amigo imaginário Felizardo, que partem para uma aventura heroica: vão brincar, vão para o reino da natureza e do folclore, onde não existe tempo nem idade.
Duração: 60 minutos.
Classificação: livre.
Loca: Térreo – Praça.
Ingresso: $20. $10 (meia). $6 (credencial plena). Grátis para crianças até 12 anos.
FESTA (2014)
Dia 20/11, quarta-feira de feriado às 11h e 16h.
Musical para toda a família que comemora os dez anos do grupo. No espetáculo, a plateia acompanha o aniversário de Margarida, pontuado pela passagem do tempo e pela delícia dos encontros. Convidados, parentes, amigos: todos juntos em volta do grande bolo para celebrar a alegria de uma infância que não se apaga nunca.
Duração: 60 minutos.
Classificação: livre.
Loca: Térreo – Praça.
Ingresso: $20. $10 (meia). $6 (credencial plena). Grátis para crianças até 12 anos.
BUDA (2017)
Dias 7, 8, 14 e 15/12, sábados e domingos às 11h.
A história mítica do príncipe Sidarta, que há 2.500 anos alcançou a Iluminação e se tornou Buda, é apresentada com música ao vivo pelos 11 artistas-narradores da premiada Banda Mirim. O musical, fruto de três anos de pesquisa, trata com humor e leveza sobre o despertar para o outro, a superação do pensamento e a busca pelo autoconhecimento.
Duração: 60 minutos.
Classificação: livre.
Loca: Térreo – Praça.
Ingresso: $20. $10 (meia). $6 (credencial plena). Grátis para crianças até 12 anos.
HISTÓRIA ABERTA
Leituras encenadas com música ao vivo de quatro peças do repertório da Banda Mirim
SAPECADO (2008)
Dia 23/11, sábado às 11h.
Musical caipira para todas as idades, retrata a cultura regional caipira, danças, festas populares, lendas e costumes do sertão. Com personagens típicos e situações genuínas do interior do Brasil, narra a viagem da roceira Assunta, seu cachorro Rex e o carteiro Adauto pela estrada do Bromongó, rumo ao casamento da comadre na Vila do Sapecado.
Duração: 60 minutos.
Classificação: livre.
Loca: 13º andar – Arte II.
Ingresso: $20. $10 (meia). $6 (credencial plena). Grátis para crianças até 12 anos.
A CRIANÇA MAIS VELHA DO MUNDO (2011)
Dia 24/11, domingo às 11h.
Fábula musical que brinca com as dimensões do tempo – ontem, hoje, amanhã – e conta a história de Magnólia, uma menina de 6 anos que sai de viagem com o pai rumo ao aniversário da prima fora da cidade. Enquanto isso, uma senhora também está se arrumando para a festa dos 90 anos de sua melhor amiga. O cruzamento das duas histórias revela o enigma que é o tempo na vida de todo mundo.
Duração: 60 minutos.
Classificação: livre.
Loca: 13º andar – Arte II.
Ingresso: $20. $10 (meia). $6 (credencial plena). Grátis para crianças até 12 anos.
ESPOLETA (2010)
Dia 30/11, sábado às 11h.
Uma ópera infanto-juvenil, com referências ao circo-teatro e à commedia dell’arte italiana. O espetáculo brinca com a mistura entre o popular e o erudito. Conta as confusões do criado Espoleta que promete ao patrão uma ópera em seu castelo, mas para economizar contrata um circo-teatro para a apresentação.
Duração: 60 minutos.
Classificação: livre.
Loca: 13º andar – Arte II.
Ingresso: $20. $10 (meia). $6 (credencial plena). Grátis para crianças até 12 anos.
O FANTASMA DO SOM (2013)
Dia 1/12, domingo às 11h.
Comédia musical radiofônica para todas as idades que brinca com variedades do som. Conta a história do fantasma de Janete Azambuja, que ainda vive no estúdio de seu pai e acompanha a gravação da radionovela que vai salvar a emissora da falência. Homenagem à época de ouro do rádio no Brasil, apresentando à plateia infanto-juvenil essa forma criativa que está completamente distante dos dias de hoje.
Duração: 60 minutos.
Classificação: livre.
Loca: 13º andar – Arte II.
Ingresso: $20. $10 (meia). $6 (credencial plena). Grátis para crianças até 12 anos.
OFICINA
PRÁTICAS DE CRIAÇÃO DA BANDA MIRIM
Dias 15, 22 e 29/12, domingos das 14h às 17h.
Por meio de atividades de difusão e troca de experiências, a oficina visa colaborar com a capacitação e formação de arte-educadores focados na educação não-formal em oficinas culturais para crianças e jovens. A atividade abrangerá as práticas artísticas e didáticas do grupo e a criação na linguagem de teatro e música.
Serão apresentados os processos de invenção do grupo e as ideias que norteiam suas criações, bem como conteúdos relativos ao ensino e à aprendizagem da arte, propiciando aos participantes uma experiência artística associada à prática pedagógica e fomentando tais agentes multiplicadores para a aplicação dos exemplos utilizados na oficina em projetos sociais e culturais por onde atuam ou possam vir a atuar.
Duração: 180 minutos
Público-Alvo: Arte-educadores, estudantes de artes cênicas, música, iniciados e interessados no universo pedagógico infantil
Loca: 4º andar – Tecnologias e Artes.
Ingresso: Gratuito. Ingressos com 30 min. de antecedência no local.
Ficha Técnica:
Dramaturgia e direção: Marcelo Romagnoli. Direção musical:Tata Fernandes. Elenco: Alexandre Faria, Cláudia Missura, Edu Mantovani, Lelena Anhaia, Nina Blauth, Nô Stopa, Olivio Filho, Simone Julian e Tata Fernandes. Atores convidados: Cristiano Meirelles, Luciana Araújo, Tatiana Thomé e Thiago Amaral. Cenário e iluminação: Marisa Bentivegna. Som: Ernani Napolitano e Duda Gomes. Cenotecnia: Daniel Roque e Isabella Neves. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli. Produção executiva: Andrea Pedro.
Fotos – http://bit.ly/2oPEtAI
Serviço
SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 10h às 19h.
Horário de funcionamento da bilheteria:
Terça a sábado, das 10h às 21h30.
Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Site: sescsp.org.br/avenidapaulista
Facebook: facebook.com/sescavpaulista
Instagram: @sescavpaulista
App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO SESC AVENIDA PAULISTA
Gean Carlo Seno
(11) 3170-1400 / 95431-9106
Renata Barros
(11) 3170-1401 / 99350-0666
imprensa@avenidapaulista.sescsp.org.br
Informações para imprensa – Banda Mirim
Adriana Balsanelli
Fone: 11 99245 4138