Exposição Corte & Recorte

Exposição Corte & Recorte retrata arte e empreendedorismo a partir do olhar de jovens de projeto social

Em cartaz no Conjunto Nacional, em São Paulo, de 4 a 22 de abril, a mostra reúne histórias inspiradoras de empreendedores e tem o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Cielo

Com curadoria de Paulo Emílio Lisboa, a exposição fotográfica CORTE & RECORTE – OLHAR EMPREENDEDOR chega ao Conjunto Nacional (Avenida Paulista 2.073) no dia 4 de abril e faz um entrelaçamento entre arte e empreendedorismo. “Luz e Sombra, corte e recorte, arte e empreendedorismo. Sempre é possível dar um passo à frente e não ficar no mesmo lugar”, afirma o curador sobre a exposição.

Em cartaz até o dia 22 de abril, a mostra reúne fotografias de jovens formados em 2016 pelo INSTITUTO RECICLAR, ONG que atua no desenvolvimento de adolescentes de comunidades da zona Oeste de São Paulo, e teve como propósito reproduzir o olhar do jovem cidadão sobre o empreendedorismo, tema cada vez mais presente em suas vidas. “Todo projeto foi pensado para que os jovens do Reciclar fossem os protagonistas da exposição e pudessem ampliar suas oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e carreira”, conta Renata Ruggiero Moraes, diretora executiva da ONG. “Com esta proposta, conseguimos motivar jovens que estão iniciando sua vida profissional”.

Ao todo, 30 jovens atendidos pelo Reciclar em 2016 participaram do projeto, apoiado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela Cielo e que teve início em novembro do último ano. Durante dois meses, os jovens participaram de palestras, visitaram exposições e debateram questões relacionadas ao tema central da exposição – empreendedorismo. A formação dos jovens foi realizada na FOTO CONCEITO – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, com acompanhamento do fotógrafo Arthur Rampazzo Roessle e direção de fotografia de Carina Zaratin.. Divididos em cinco grupos, eles buscaram histórias de empreendedores de sucesso, estudaram os casos e os transformaram nas fotografias da exposição.

A partir das histórias retratadas pelos jovens, a artista Líria Varne deu vida às esculturas em papel, lincando a arte com o empreendedorismo. “Todo artista é um empreendedor, olha para a vida de forma particular, acredita em suas ideias e as coloca em prática”, comenta. Capricórnio Elétrica, Salaminho & Cia., Panificadora Universitária, Esfihas Dozza e Internacional Esplanada estão retratadas na CORTE & RECORTE, que apresenta de maneira singular sentimentos e emoções presentes na vida de um empreendedor, na visão dos jovens que os retrataram: perseverança, coragem, liberdade, visão, transformação, resiliência.

Sobre o Instiuto Reciclar:

O Instituto Reciclar é uma organização sem fins lucrativos que atua há 21 anos na formação socioenomocional dos jovens da zona Oeste de São Paulo. Com o propósito de “Desenvolver potenciais. Inspirar transformações sociais” e um modelo de atuação inovador, baseado no aprendizado na prática, o Reciclar já beneficiou mais de 500 jovens, tendo inserido 80% deles no mercado de trabalho.

Serviço:

Exposição Corte e Recorte

Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073

De 4 a 22 de abril

Entrada franca

Classificação etária: livre

Informações para Imprensa:

Adriana Balsanelli – (11) 99245-4138 imprensa@balsanelli.com.br

Viviane Nunes – (11) 97620-6208 viviane@vivianenunes.com.br

Thais Bossolan – Instituto Reciclar   (11) 3768-3607 thais@reciclar.org.br