Namakaca circulação online

Grupo Namakaca celebra 17 anos de trajetória com mostra de repertório on-line

Link para fotos – https://bit.ly/NaMakaca

Com muitos números circenses embalados por música e dramaturgia, o Grupo Namakaca completa 17 anos de existência em 2021 e para comemorar a quase a maioridade artística preparou uma mostra com oito espetáculos do seu repertório, que compreende uma circulação virtual de 7 de outubro a 14 de novembro de 2021. As peças foram gravadas numa linguagem atualizada e todas serão exibidas no canal do Youtube da trupe.

Com o propósito de atender regionalmente as cidades que antes receberiam a programação presencial, a cada fim de semana terá uma live com a participação especial de um convidado local e a apresentação de 2 dos espetáculos do repertório, que se revezam a cada fim de semana. A programação contempla as cidades de Sorocaba (dias 7, 9 e 10/10), Piracaia (dias 14, 16 e 17/10), Iguape (dias 21, 23 e 24/10), Sertãozinho (dias 28, 30 e 31/10), Ilha Bela (dias 4, 6 e 7/11) e Campinas (dias 11, 13 e 14/11).

A união inicial dos artistas Cafi Otta, Du Circo e Montanha Carvalho começou com o espetáculo É Nóis na Xita!,que hoje conta com mais de mil apresentações em todo o Brasil. Na sequência, nasceu o espetáculo Zé Preguiça, baseado num conto inglês. O espetáculo foi vencedor do Festival Cultura Inglesa. Besouro Mutante é o terceiro espetáculo do repertório e nasceu junto ao desafio de colocar um Fusca 73 como cenário de uma aventura de trapaceiros-vendedores de exilir milagroso.

O Pavão Misterioso, é um espetáculo que nasceu num palco italiano, mais aos poucos foi também se adaptando a outros espaços. Conta uma história popular nordestina de um mecanismo como um pavão, que é utilizado por um aventureiro para salvar uma donzela em apuros. Em 2021, estrearam É Nóis Na Xita 2 – Em Busca do Riso Perdido, montado durante a pandemia e apresentado no formato digital.

Além dos espetáculos coletivos, cada integrante tem sua montagem solo: Carlos Felipe em Apuros, com Cafi Otta; Quebrando a Bacia, com Montanha Carvalho e O Omelete com Du Circo.

“Nestes anos, sempre priorizamos compreender e aprofundar nossa própria estética, contando eventualmente com parceiros para a pesquisa de novos espetáculos e novas oportunidades de espaços de apresentações. Cada espetáculo do repertório nasceu da vontade conjunta de contar uma história original, com conteúdo para toda a família, que tivesse a função de informar além de entreter. Cada montagem resultou no aprofundamento das principais técnicas do grupo como os malabares, monociclo e palhaçaria”, conta Cafi Otta.

Com o objetivo de formar novas plateias e o interesse pelas artes do circo por meio da experiência prática, o Namakaca vai ministrar duas Oficinas de circo para crianças e duas Oficinas de circo para pais, mães e filhos. “Por mais que o grupo já tenha se apresentado em todo o Estado, temos a certeza de que ainda não atingimos nem 50% dos lugares possíveis de levar a arte do circo e conquistar o interesse de novas plateias. Cada trabalho, apresentação ou atividade de formação é um passo adiante nesta tentativa de levar a arte do circo a cada vez mais pessoas,” fala Du Circo.

Cada Oficina pode ter até 3 horas de duração e tem como objetivo apresentar noções básicas de malabares, acrobacias de solo e palhaçaria. “Nosso desejo é deixar uma semente de interesse, pela cultura, pelo circo e quem sabe até pela busca de formação e profissionalização. É a nossa contribuição de resistência, disseminar nosso trabalho por todos os espaços possíveis e tornar a arte do circo tão fundamental como a educação”, completa Montanha Carvalho.

Sobre os espetáculos

É NÓIS NA XITA!

Espetáculo infanto-juvenil que mostra o convívio entre três personagens: Du Circo, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de improvisação.

Além de malabarismos, monociclos, acrobacias, equilibrismos e palhaçadas, o espetáculo é também musical, brincando com ritmos tipicamente brasileiros e instrumentos da cultura popular como cavaquinho, o pandeiro e a percussão.

Ficha Técnica:

Direção: Ale Roit. Elenco: Cafi Otta, Du Circo, Montanha Carvalho. Trilha sonora: André Caccia Bava. Figurinos e cenário: Grupo Namakaca. Fotos: Paulo Barbuto. Duração: 50 minutos.

****

ZÉ PREGUIÇA

O Grupo Namakaca narra as peripécias de Zé Preguiça – um camponês indolente que, ao ser forçado a trabalhar, se envolve em uma série de trapalhadas e situações inusitadas. A peça infantil é uma infiel adaptação de Lazy Jack, conto folclórico britânico que imortalizou a figura arquetípica do preguiçoso presente em diversas culturas. O humilde camponês, apesar de considerado preguiçoso, demonstra inúmeras habilidades e, ao final, recebe uma inesperada recompensa.

Premiada em 2008 no 12º Cultura Inglesa Festival como Melhor Espetáculo Infantil, o roteiro é estruturado a partir da interpretação de três galos narradores, que cantam, tocam, improvisam versos ao mesmo tempo em que realizam um desafio de catira: uma dança tradicional folclórica presente em várias regiões do Brasil. Em seguida o que se vê é uma divertida sequência de números e esquetes cômicos, onde a trupe mostra seu diversificado repertório de técnicas artísticas como malabarismos, acrobacias e equilibrismos.

Ficha Técnica: Concepção, roteiro e trilha sonora: Grupo Namakaca. Direção: Lu Lopes. Elenco: Cafi Otta, Du Circo e Montanha Carvalho. Cenários, figurinos e adereços: Flavia Arruda e Mariana Carvalho. Duração: 50 minutos.

***

BESOURO MUTANTE

Três vendedores charlatões rodam o mundo divulgando seu incrível produto, o Elixixir Besouro Mutante, uma bebida milagrosa capaz de resolver todos os males, físicos e psíquicos.

Estes três caixeiros viajantes contemporâneos usam suas habilidades circenses para convencer a plateia dos poderes de seu produto. Durante a demonstração tudo pode acontecer, até a transformação dos próprios espectadores, que descobrirão habilidades que nem imaginavam ter. Essas e outras surpresas serão capazes de convencer o público a comprar este líquido poderoso?

Ficha Técnica: Concepção e roteiro: Grupo Namakaca. Direção: Rhena de Faria. Elenco: Cafi Otta, Du Circo, Montanha Carvalho.Trilha sonora: André Caccia Bava. Duração: 50 minutos.

****

CARLOS FELIPE EM APUROS

Criado em 2012, foi apresentado em diversos festivais de circo e teatro no Brasil, além de uma turnê em Moçambique, na África. Depois de mais de 70 apresentações, o espetáculo está de cara nova, com nova proposta estética e sob o olhar cuidadoso da diretora Rhena de Faria. Os números seguem com propostas renovadas, assim como o cenário e a trilha. E o figurino de tirar o fôlego, agora concebido por Carol Badra.

Tudo isso para tratar de uma temática fundamental em tempos de tanto ódio e intolerância: o amor.

Ficha Técnica:

Direção: Rhena de Faria. Elenco: Cafi Otta. Cenário e trilha sonora: Cafi Otta. Figurinos: Carol Badra. Operação de som: Juliana Mesquita. Duração: 45 minutos.

****

QUEBRANDO A BACIA

O espetáculo conta, a difícil rotina de trabalho de Slivinski, o contra-regra atrapalhado do Circo Kapput. Atrás das cortinas do circo, o personagem transita por vários tipos do imaginário do circo: malabarista, palhaço, mágico, tudo terminando sempre em grande confusão. Para não irritar o bravo dono do circo, e na tentativa de melhorar de vida, Slivinski se arrisca no picadeiro, para realizar uma antiga performance da família, o inimitável número das bacias chechenas.

O espetáculo é permeado pelo constante improviso, convidando o público a aventurar-se em uma vivência intensa e comovedora. O roteiro combina o universal e o pessoal a partir de referências do circo e memórias e experiências do ator.

Ficha Técnica: Direção: Grupo Namakaca. Concepção, roteiro e atuação: Montanha Carvalho. Direção Geral: Ale Roit. Direção Cênica: Ademir Emboava. Trilha Sonora: André Caccia Bava. Concepção de Figurinos: Flávia Arruda. Figurinos: Mirian Cassano e Marta Gaia. Duração: 45 minutos.

****

O OMELETE

Espetáculo que revive momentos inesquecíveis do imaginário circense, remexendo na memória dos que   conheceram   o   circo   quando eram crianças, e presenteando aqueles que começam agora a interagir com o mundo do circo.

Apesar de estar sozinho no palco, Du Circo divide a cena com o público o tempo inteiro. A participação ativa da plateia é uma das características principais do espetáculo. Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? O artista Du Circo responde esta pergunta com uma mistura de ingredientes: técnicas circenses, muita habilidade e pitadas generosas de humor.

Ficha Técnica: Direção: Grupo Namakaca. Atuação, figurino, cenário e trilha sonora: Du Circo. Duração: 45 minutos.

****

O PAVÃO MISTERIOSO

Nesse espetáculo o grupo utiliza-se das linguagens do teatro, do circo, da música e da literatura de cordel. Baseado numa bela história de amor escrita nos anos 1920, o roteiro mostra uma situação vivida por dois irmãos muito ricos, um conde malvado, uma donzela presa num quarto de sobrado, um inventor cheio de ideias malucas e… um pavão! Um pavão misterioso que ajudará a resolver todos os problemas.

Os três atores vivem diversos papéis e realizam trocas rápidas de figurino, mantendo o ritmo frenético do espetáculo, que a cada cena nos surpreende com uma deliciosa surpresa, que transita entre os clássicos números de palhaços e as músicas bregas do repertório adulto e infantil.

Ficha Técnica: Adaptação: Rhena de Faria e Grupo Namakaca. Direção: Rhena de Faria. Elenco: Cafi Otta, Du Circo e Montanha Carvalho. Iluminação: Lica Barros. Trilha Sonora: André Caccia Bava. Cenário/Adereços: Palhassada Ateliê. Figurinos: Christiane Galvan. Fotos: Paulo Barbuto. Duração: 60 minutos.

****

É NÓIS NA XITA 2 – EM BUSCA DO RISO PERDIDO

Montado durante a pandemia, É Nóis na Xita 2 propõe recuperar o riso perdido em meio à ansiedade, à angústia, ao stress e ao medo que tomaram conta da sociedade nos últimos anos. Com números inéditos, novos figurinos e cenários, e uma trilha sonora composta exclusivamente para a montagem, este novo espetáculo tem tudo para seguir o sucesso de sua versão inicial, usando muito circo, música e comicidade.

Ficha técnica: Roteiro: Grupo Namakaca. Direção: Marcelo Lujan. Elenco: Cafi Otta, Du Circo e Montanha Carvalho. Figurinos: Carol Badra. Cenário: Palhassada Ateliê. Trilha sonora: André Caccia Bava. Designer: Mariana Carvalho. Duração: 50 minutos.

Sobre as oficinas

Circo para Crianças

Propor técnicas básicas de equilíbrio e concentração para pequenas acrobacias de solo e cambalhotas, estrelas, paradas de mão. Noções básicas de palhaçaria como cascatas, aprender a cair e não machucar. Noções do momento presente e a troca com o parceiro, a relação com o público, o desfio.

Dia 6 de novembro, quarta-feira, às 11h.

Duração: 50 minutos.

Transmissão: Instragram @namakaca

Circo para Pais e Filhos

A oficina tem como objetivo brincar de circo em família, sentir as dificuldades e vencer os desafios circense juntos, sempre se divertindo. Trabalhar em dupla, trio, trabalhar o coletivo. Apresentar, tentar e descobrir suas habilidades.

Dia 7 de novembro, quinta-feira, às 11h.

Duração: 50 minutos

Transmissão: Instragram @namakaca

Serviço:

Sorocaba

Dia 7 de outubro, quinta-feira, às 19hs.

Live com Geysa Helena e Erikson  Almeida no Instagram @namakaca

Dia 9 de outubro, sábado, às 17hs.

Espetáculo O Pavão Misterioso no Youtube Grupo Namakaca

Dia 10 de outubro, domingo, às 17hs.

Espetáculo O Omelete no Youtube Grupo Namakaca

Piracaia

Dia 14 de outubro, quinta-feira, às 19hs.

Live com Guto Thomás e Tetê Balestreri no Instagram @namakaca

Dia 16 de outubro, sábado, às 17hs.

Espetáculo Zé Preguiça no Youtube Grupo Namakaca

Dia 17 de outubro, domingo, às 17hs.

Espetáculo Carlos Felipe Em Apuros no Youtube Grupo Namakaca

Iguape

Dia 21 de outubro, quinta-feira, às 19hs.

Live com Caco Mattos e Sandra Milan no Instagram @namakaca

Dia 23 de outubro, sábado, às 17hs.

Espetáculo É Nóis na Xita no Youtube Grupo Namakaca

Dia 24 de outubro, domingo, às 17hs.

Espetáculo Quebrando A Bacia no Youtube Grupo Namakaca

Sertãozinho

Dia 28 de outubro, quinta-feira, às 19hs.

Live com Beto Bellini e Flávio Racy no Instagram @namakaca

Dia 30 de outubro, sábado, às 17hs.

Espetáculo É Nóis Na Xita 2 no Youtube Grupo Namakaca

Dia 31 de outubro, domingo, às 19hs.

Espetáculo Carlos Felipe Em Apuros no Youtube Grupo Namakaca

Ilha Bela

Dia 4 de novembro, quinta-feira, às 19hs.

Live com Alê Thomazini e Luciano Draetta no Instagram @namakaca

Dia 6 de novembro, sábado, às 17hs.

Espetáculo O Besouro Mutante no Youtube Grupo Namakaca

Dia 7 de novembro, domingo às 17hs.

Espetáculo Quebrando A Bacia no Youtube Grupo Namakaca

Campinas

Dia 11 de novembro, quinta-feira, 19hs.

Live com Ésio Magalhães e Vitor Poltronieri no Instagram @namakaca

Dia 13 de novembro, sábado, às 17hs.

Espetáculo O Omelete no Youtube Grupo Namakaca

Dia 14 de novembro, domingo, às 17hs.

Espetáculo Quebrando A Bacia no Youtube Grupo Namakaca

Ficha técnica do projeto:

Coordenação artística: Grupo Namakaca – Cafi Otta, Du Circo e Montanha Carvalho. Designer: Mariana Carvalho. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. Planejamento e gestão de marketing on line: MAD – Mída Artística Digital. Direção e edição dos vídeos do repertório:  Diego Lajst. Técnicos de palco, luz e som das gravações do repertório:  Lays Somogi, Rosely Martinelly e Rodrigo Bella Dona. Produção Executiva: Cristiani Zonzini.

Informações para imprensa:

Adriana Balsanelli

Fone: 11 99245 4138

imprensa@adrianabalsanelli.com.br